As crises hídricas têm ganhado maiores proporções em muitos lugares do planeta, e um consumo consciente de água deve ser um compromisso de todos. Afinal, sabemos que uma faxina caprichada pode gerar bastante desperdício desse recurso. Pensando nisso separamos para você algumas dicas que vão transformar sua forma de limpar a casa e te ajudar a ter atitudes mais sustentáveis.
Não use a máquina de lavar com pouca roupa
A menos que ela tenha um programa específico para a lavagem de poucas peças, com uma menor quantidade de água. Tirando isso, o ideal mesmo é lavar as roupas apenas quando houver um volume suficiente para suprir a capacidade máxima da máquina, dessa forma, você fará menos lavagens e a água será melhor aproveitada. Outra dica é dispensar o enxágue duplo, e começar a considerar a lavagem a seco de algumas peças. Lembrando que essa dica também serve para a lavagem de louças, acumule uma quantidade razoável e lave tudo de uma vez!
Escolha sabiamente os produtos

Em regra geral, o uso de produtos que geram menos espuma é o segredo para reduzir o consumo de água. Hoje também já existem uma variedade enorme de produtos fabricados dentro do padrão de sustentabilidade, então sempre que possível, opte por eles! Outro ponto a ser levado em conta em relação aos produtos é a sua diluição e a quantidade de água necessária para enxaguá-los após a aplicação, fique atento aos rótulos e dê preferência a não aplicar água em diversas etapas da limpeza
Reutilize a água sempre que possível
Reaproveitamento é a palavra-chave, se você mora em casa por exemplo, pode reaproveitar a água da chuva para lavar a garagem, varandas e áreas externas. E, se mora em apartamento, pode reaproveitar por exemplo, a água do amaciante da máquina de lavar para limpar algumas partes da casa, como os pisos do banheiro e da cozinha. E com essa dica, além de economizar água também economizará dinheiro!

Precisa lavar o cômodo?
Se os produtos sem enxague não são suficientes e existe a necessidade de lavar, faça o máximo possível para reduzir o consumo de água durante esse processo, e, se possível, intercale a lavagem desse ambiente com uma limpeza mais simplificada. Na lavagem novamente a dica é: utilizar produtos de limpeza que façam pouca espuma. Dessa forma, será necessário menos água para enxaguar o ambiente.
São as pequenas mudanças do dia a dia que ajudam a poupar nossos recursos naturais, e também geram economia. Coloque a mão na consciência e essas dicas em prática, aqui na JGM Serviços você encontrará profissionais capacitados para te ajudar na limpeza, e é claro, minimizando o consumo de água.